top of page

Exposição "Sinestesia" 

Visitação: 26 de Agosto a 19 de Setembro

 

Artistas:
CAMILA MACHADO
CAROLINA MAROSTICA
DAVID CECCON
JOANA BURD
LIZANDRA BITTENCOURT
MAILSON FANTINEL
MARTINA MEDEIROS
RAPHAEL JACQUES
RAUL DOTTO ROSA
TAMIR FARINA

 

Equipe divulgação/montagem/organização:
Cacau Weimer, Fernanda Medeiros, Flavia Schwantes, Joana Burd, Priscila Kisiolar e Rodrigo Quinteros Gruner.

Emoções cheirosas, sabores com temperatura, sons coloridos, letras com cor. A sinestesia é um dispositivo neurológico que faz com que o estímulo de um sentido cause reações em outro, criando uma mistura sensorial entre visão, olfato, audição, paladar e tato.

Para este projeto o Acervo Independente selecionou artistas convidados e trabalhos através de uma convocatória pública. 

 

Apoio: Perro Libre

Catálogo Virtual: abrir

Evento no Facebook: clique aqui

 

Exposições

[Dezembro de 2013 - Maio 2017]

Exposição "Universos Pessoais" 

Abertura: 21 de Julho | 18h30
Visitação: 22 de Julho a 15 de Agosto de 2015

 

ARTISTAS: Amanda Copstein, Anna Jonko, Antonio Vasques, Carla Barth, Carol W. Frozi, Lauren Werlang, Lipe Albuquerque, Paula Plim, Roberta Krüger
Curadoria de Fernanda Medeiros e Priscila Kisiolar


Equipe divulgação/montagem/organização:
Cacau Weimer, Fernanda Medeiros, Flavia Schwantes, Joana Burd, Priscila Kisiolar e Rodrigo Quinteros Gruner.

         O momento atual apresenta muitas facetas, é plural e transitório em pensamentos, posturas, ações e acontecimentos. A percepção que temos hoje do mundo é modificada constantemente, interferindo cada vez mais, não só em nossa compreensão imediata do mundo, mas também em nossa experiência individual e coletiva.
          A exposição “Universos pessoais” apresentará uma junção de trabalhos, nos quais cada artista é convidado a apresentar seu olhar sobre o mundo. Como resultado, ao espectador é oferecida a possibilidade de contemplação dessa particularidade, ou seja, um vislumbre do mundo pelos olhos de outro.
          Esta mostra propõe uma viagem ao íntimo pensar de cada um desses artistas, mas também sugere uma reflexão dentro de nossas vastas semelhanças como indivíduo.

 

Apoio: Perro Libre

Catálogo Virtual: abrir

Evento no Facebook: clique aqui

Exposição "O início é o meio" 

Abertura: 8 de Julho | 18h30
Visitação: 9 a 11 de Julho de 2015

 

ARTISTAS: Alessandro Dos Santos, Amanda Lovett, Ana Clara Braga, Andressa Corrêa, Antônio Reginaldo Júnior Sigal de Souza, Ariane Oliveira, Arnaldo Drummond Bruno Dantas De Lima Fraga, Bruno Moncada, Carolina Estivalet Muccillo, Celso Sisto, Cristiane De Paula Oliveira, D.b., Di Jor, Eliane S. Uczak, Gabriel Pessoto, Gabriel Talian, Gabriela Cunha, Guilherme M. Demori, Ismael Ramon, Janne Queiroz, Juliano de Campos, Justinx, Kahena Zanardo Sartore, Lediane Tassi, Leo Barreiro, Leonardo Silvestrin, Luan Dresch, 

Lucas Ströher Schultz, Luiz Alberto Pivetta, Magroski, Maiara Strobelt, Márcia Guimarães Spies, Mémi, Monicque Chechi Nogueira, Nede Losina, Nícolas Lobato, Paola Valentini Meinerz, Pedro Ferraz, Priscilla Konat Zorzi, Renata Camargo, Rose Raupp, Santa, Stela Jacob Saldanha, Thales Rangel.

 

             A Exposição “O início é o meio” apresenta a produção da disciplina de Atelier de Percepção e Criação I, turmas A e B, do curso de Artes Visuais, da UFRGS e foi organizada pela Profa. Adriane Hernandez. A exposição tem um sentido predominantemente didático, mas o seu maior mérito é atribuir a uma mostra, um caráter experimental e iniciático. Como paradigma, apresentava-se a ideia de que uma exposição da produção artística não seria algo para alunos, não fazendo então parte de atividades didáticas, somente aceitas quando realizadas e apresentadas no interior da escola, afinal algo tão insipiente não deveria ser mostrado. Nesse sentido a parceria com o Acervo Independente foi fundamental e, como espaço alternativo que é, abraça a ideia do experimental e abre suas portas pra essa produção de primeiro semestre. Por um breve período de cinco dias esses alunos poderão acrescentar em sua formação a vivência do ato de expor e todos os passos ligados a ele – como a finalização e acabamento dos trabalhos para apresentação, o questionamento de suportes e molduras, papéis e telas e suas relações com a parede de um modo geral e desta com o espaço expositivo e com os demais trabalhos. Entre as finalizações, colocar um título ou a opção em não titular o trabalho e suas consequências são enfrentadas. Não seria este o melhor modo de utilizar a noção de disciplinar, como uma demanda interna, uma necessidade do sujeito artista, gerada por algo que se deseja muito atingir? Com grande importância temos ainda, e coroando todo o empenho dos alunos artistas, a apreciação, a troca e a crítica do público visitante da exposição. Muitos, pela primeira vez farão essa experiência e poderão acrescentá-la a sua bagagem e ao seu currículo.

Texto de Adriane Hernandez 

Exposição "Exigências do Desenho" 

Abertura: 27 de Maio de 2015, às 18h30
Visitação: de 28 de Maio à 04 de Julho de 2015

 

 

ARTISTAS:  Eduardo Monteiro, Letícia Arais Lopes, Louise Kanefuku, Luciana Kingeski e Ricardo Pirecco 

 

 

Equipe de organização, divulgação e montagem da Galeria do Acervo Independente:

 

Cacau Weimer, Fernanda Medeiros, Flavia Schwantes, Joana Burd, Priscila Kisiolar e Rodrigo Gruner

 

 

Catálogo Virtual: abrir

Evento no Facebook: clique aqui

 

A Exposição Exigências do Desenho, reúne entre os dias 27 de maio e 4 de julho, no Acervo Independente, o trabalho de uma nova geração de artistas de Porto Alegre. Formandos do Instituto de Artes da UFRGS, os colegas Eduardo Monteiro, Letícia Arais Lopes, Louise Kanefuku, Luciana Kingeski e Ricardo Pirecco apresentam desenhos que apontam como, cada um ao seu modo, atende às demandas deste fazer artístico. Um conjunto que acaba revelando a pluralidade e força que o desenho pode ter como linguagem.

Exposição "E F E R V E S C Ê N C I A 2 1 9

Abertura: 7 de Abril de 2015, às 19h

Visitação: de 8 de Abril a 10 Maio de 2015

 

ARTISTAS| PARTICIPANTES: “Ah! Arquitetura Humana”, Cadu Peixoto, Dieter Axt, Flavia Schwantes, Joana Burd, Laura Gutiérrez, Pamela Morrison, Priscila Kisiolar e Rodrigo Gruner. 

 

 

Equipe de organização, divulgação e montagem da Galeria do Acervo Independente:

Cacau Weimer, Fernanda Medeiros, Flavia Schwantes, Joana Burd, Priscila Kisiolar e Rodrigo Gruner

 

Curadoria: Fernanda Medeiros

E F E R V E S C Ê C I A 2 1 9 que traz ao público produções inéditas como resultado da vivência comunitária do espaço Acervo Independente. A troca de conhecimentos presente no âmbito criativo e colaborativo alimenta essa exposição trazendo ao térreo (galeria) da casa tudo o que tem sido produzido nos andares superiores.

Com curadoria de Fernanda Medeiros a mostra é a junção das diversas áreas de atuação dos integrantes, que também são os organizadores e produtores das atividades que ocorrem no espaço. A exposição apresenta trabalhos de arte, arquitetura, design e publicidade.  

A inauguração será dia 7 de abril de 2015 às 19 horas, e conta com a participação de “Ah! Arquitetura Humana”, Cadu Peixoto, Dieter Axt, Flavia Schwantes, Joana Burd, Laura Gutiérrez, Pamela Morrison, Priscila Kisiolar e Rodrigo Gruner.

 

Catálogo Virtual: abrir

Evento no Facebook: clique aqui

Exposição "O feminismo é para todas as pessoas

Abertura: 18 de Março de 2015, às 19h

Visitação: de 19 a 31 Março de 2015

 

Artistas participantes:
Ala Nuiza I Alex Pernau I Amanda Teixeira I Ananda Aliardi I Bruna Elida I Camila Brum I Camila Cuqui I Danny Bittencourt I David Ceccon I Evelyn Lima I Felipe Schulte I France Amaral I Heloisa Bastos Marques I Joana Burd I Juliana Missaggia I Julieth Eckert I Karla Santos I Laracraft I Leli Baldissera I Liane Strapazzon I Lisi Rabello I Lucca Curtolo I Luciana Mena Barreto I Luciane Bucksdricker I Maciel Goelzer I Marco Antônio Mendes I Maria Eugenia Cordeiro I Marina de Moraes I Matheus Opa I Mateus Winkelmann I Miguel Soll I Natália Blauth I Marias Lavrandeiras I Paula Ruszkowski I Florido I Sara de Abreu I Yamini Benites

Equipe divulgação/montagem/organização: Cacau Weimer, Elena Schuck, Fernanda Medeiros, Isadora Paiva, Priscila Kisiolar, Raíssa Nothaft, Raquel Tebaldi

Fotos: Flavia Schwantes e Gustavo Schattschneider

Dentre as comemorações dos 30 ANOS do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o NIEM/UFRGS, em parceria com o Acervo Independente, convida para participar da Abertura da Exposição “O FEMINISMO É PARA TODAS AS PESSOAS” a ser realizada no dia 18 de março.

Exposição "3a Exposição Coletiva

Abertura: 4 de Fevereiro de 2015 | 18h30
Visitação: de 5 de Fevereiro a 13 de Março 

 

ARTISTAS: Agatha Taylor | Alice Brauwers | Amanda Patzer | Anieli Martins | Caio Webber | Caroline Lütckmeier | Daiane Marcon | Eduardo Montelli | Everton Ferreira | Fernanda Cristina | Gabriel Bicho | Gustavo Schossler | Joel Coelho | Laryssa Machado | Leandro Rodrigues | Lizandra Caon | Lucia Marques | Luciana Kingeski | Luciane Bucksdricker | Maílson Fantinel | Mateus Winkelmann | Natália Schul | Natasha Ferla | Nauita Meireles | Pedro Lunardi | Rafael Barros | Rodrigo Troyano | Vera Junqueira 

Equipe divulgação/montagem/organização:
Bruna Petró, Cacau Weimer, Fernanda Medeiros, Flavia Schwantes, Joana Burd, Priscila Kisiolar e Manoela Furtado.

A COLETIVA acontece nos meses de Fevereiro e Setembro unindo as mais variadas formas de Arte através de uma Convocatória aberta ao público. Para a 3ª edição foram selecionados 28 artistas que estarão expondo e vendendo seus trabalhos ao longo de toda a mostra. 

 

Catálogo Virtual: abrir

Evento no Facebook: clique aqui

Exposição "Transposição de Espaços: Atelier Jabutipê & O Bestiário"

Abertura: 2 de Dezembro de 2014, das 18h30

Visitação: de 3 de Dezembro à 10 de Janeiro de 2015

 

ARTISTAS: Antônio Augusto Bueno / Luís Filipe Bueno - Fabricio Coser, Leonardo Garbin, Maísa Stolz, Matheus Póvoas, Tamir Farina e Willian Ansolin

 

EQUIPE DO ACERVO INDEPENDENTE

Adminstração e divulgação: Flavia Schwantes e Joana Burd
Núcleo da Galeria: Cacau Weimer, Fernanda Medeiros, Priscila Kisiolar e Manoela Furtado

O conceito de espaço tem um papel importante no que concerne à obra de arte, à produção artística e à arquitetura expositiva. É nele, e com ele, que os trabalhos ganham vida, sentido e consistência. 

Trazer o caráter metamorfósico do cubo branco quebra o padrão estético de neutralidade. Cada cm cúbico de um espaço influencia em todas as etapas, da criação à exposição.

Transposição de espaços: Atelier Jabutipê & O Bestiário, proposta trazida pela galeria do Acervo Independente, visa acolher o espaço criativo dentro do espaço expositivo. Remodelados fisicamente, estes mantém sua identidade poética através de suas pessoalidades: objetos, plantas, trabalhos e móveis, proporcionam ao observador uma experiência de imersão na intimidade do artista. 

(Texto por Joana Burd e Priscila Kisiolar)

 

SOBRE OS ESPAÇOS

[ Atelier Jabutipê ]  O Jabutipê está situado em uma antiga casa do Centro Histórico de Porto Alegre que foi restaurada em  2008 com o objetivo de se transformar em um atelier. 

INTEGRANTES: Antônio Augusto Bueno / Luís Filipe Bueno

Localização: Rua Fernando Machado, 195  / telefone 9196-4860

Saiba mais: www.jabutipe.com.br

Desde: 2008

 

[ O Bestiário ]  Com pouco mais de um ano de atividade, o Ateliê O Bestiário está localizado na região central de Porto Alegre/RS, na masmorra de um antigo casarão localizado na Av. Cristóvão Colombo nº 51. Um endereço multicultural onde também funcionam o estúdio e produtora Marquise 51 e a Rádio Putz Grila. O Bestiário é um espaço transdisciplinar onde seus integrantes criam bestas, colocam articulações em suportes bidimensionais, colorem o inimaginável, modelam o vazio e subvertem o tempo. 

INTEGRANTES:  Fabricio Coser, Leonardo Garbin, Maísa Stolz, Matheus Póvoas, Tamir Farina e Willian Ansolin

Localização: Av. Cristóvão Colombo nº 51

Saiba mais: facebook.com/ateliebestiario

 

Exposições "? PINTURA !" e "Son Tiempos de Despertar, Tiempos de Desengaño"

Abertura: 21 de Outubro de 2014, das 19h às 22h30

Visitação: de 22 de Outubro à 19 de Novembro de 2014 

 

ARTISTAS: Franz | Marcelo Armani

 


Equipe de organização, divulgação e montagem da Galeria do Acervo Independente: Cacau Weimer, Fernanda Medeiros, Flavia Schwantes, Joana Burd, Priscila Kisiolar e Manoela Furtado

[ ? PINTURA ! ]

De Frantz

Frantz retoma questões que vem apresentando, desde a década passada, suas “pinturas não realizadas”. Na presente exposição, Frantz apresenta trabalhos até então inéditos. O artista realizou uma intervenção no espaço da galeria do Acervo Independente e mostra uma série de objetos, propondo uma série de questionamento em relação à pintura e suas definições contemporâneas. 

[ Son Tiempos de Despertar, Tiempos de Desengaño… ] 
De Marcelo Armani

O artista reproduz através da arte sonora uma perfomance interventiva realizada em uma capela, bem como nos propõe relfetir sobre o uso banal das palavras no cenário atual. As obras despertam o resultado das sensações experimentadas pelo artista em relação o significado e o sentido que esses objetos admitem quando “materializados” num determinado tempo, contexto ou plano social.

Exposição "2a Exposição Coletiva"

Abertura: 9 de Setembro de 2014, às 19h
Visitação: 10 de Setembro à 10 de Outubro de 2014

 

ARTISTAS
Alice Brauwers | Ana Paula Zonta | Anna Jonko | Bolívar Gomes | Caio | Webber | Carolina Marostica | Carolina Moraes Marchese | Danni Rossi | Daniela Távora | Emanuel Monteiro | Estela Miguel Bautista | Frozi | Gabriela Loss Eggres | Gracia Casaretto | Guilherme Bragança | Jonas Lunardon | Leonardo Valle | Lívia dos Santos | Louise Kanefuku | Luciana Kingeski | Luciano Teston | Luisa Brandelli | Maílson Fantinel | Martin Heuser | Miguel Soll | Nathalia Grill | Paola Alfamor | Patrícia Rahde | Paula Danilewicz | Ricardo Ayres | Pirecco | Thayse Martins | Theo Felizzola |

 

Equipe divulgação/montagem/organização:
Cacau Weimer, Fernanda Medeiros, Flavia Schwantes, Joana Burd, Priscila Kisiolar, Manoela Furtado e Ulisses Carrilhoz

 

A COLETIVA acontece nos meses de Fevereiro e Setembro unindo as mais variadas formas de Arte através de uma Convocatória aberta ao público. Para a 2ª edição foram selecionados 33 artistas que estiveram expondo e vendendo seus trabalhos ao longo de toda a mostra. 

Exposição Impressões Diversas

Abertura 17 de Julho de 2014 às 19h
Visitação 18  de Julho a 23 de Agosto de 2014

 

ARTISTA: Eduardo Montelli

 

Eduardo Montelli inaugurou exposição no Acervo Independente com diversas experimentações a partir de imagens de seu acervo pessoal. Através da investigação das noções de “impressão” e “montagem”, foi disposta uma espécie de instalação onde o pátio do artista ocupou as paredes da galeria, trazendo suas impressões íntimas para um espaço público.

 

Catálogo Virtual: abrir

Evento no Facebook: clique aqui

Exposição "O início começa antes"

Abertura: 28 de Agosto de 2014 às 19h
Visitação: de 29, 30 e 31 de Agosto de 2014

 

ARTISTAS:

Turma de Percepção e Criação I do Instituto de Artes da UFRGS

 

Curadoria: Profa Adriane Hernandez

O INÍCIO COMEÇA ANTES foi uma exposição coletiva, onde foram apresentados os trabalhos desenvolvidos para a disciplina de Percepção e Criação I (Turmas A e B), durante o primeiro semestre de 2014, do Curso de Artes Visuais, do Instituto de Artes da UFRGS. É uma disciplina oferecida para alunos ingressantes e o enfoque é a integração da ideia, da técnica e dos procedimentos, em modos particularizados de perceber e criar. O que significa dizer também que é “sem modelos” e que essa ausência de modelos favorece a autoria, enfatizando-se que as partes desse tripé são inseparáveis, sob pena da perda da poeticidade do trabalho. Se não há modelos, no entanto é repleta de exemplos que se lança mão conforme afinidades vão sendo identificadas. Quando se isola a técnica e os materiais, encontra-se um facilitador limitando as variáveis, quer dizer, um uso tradicional ou um lugar-comum da técnica, pois ater-se às regras provoca uma certa comodidade. 


Romper com a tradição foi uma missão muito bem executada pela modernidade, tornando essa atitude quase desnecessária atualmente. Hoje, com a perda de algumas ingenuidades, percebe-se que toda a arte é conceitual, e que todo o traço, por mais inicial e incipiente, carrega uma potência de significados, isso porque ele não é isolado no mundo, se relaciona com tudo o que já existe, ele é anacrônico e fundante de possíveis novas relações, ele é dialético. 


O tema é a face literária que se lança mão muitas vezes pra justificar um trabalho e se apresenta como um falso problema, isso porque os reais problemas que instigam aquele que pinta são os desafios próprios do meio (material), aquilo que o coloca em embate com a matéria para dizer o que sente ou o que viu, ou ainda, o que percebeu. Por isso para cada ideia uma técnica e um procedimento específico pedem passagem e estes hão de ser criados, inventados ou recriados, reinventados, sendo que muitas vezes é a própria matéria aquilo que faz disparar uma ideia. 
Foi o aproveitamento de experiências anteriores ao ingresso no curso, memorialísticas em certo sentido, a fonte das questões extraídas para a produção. É desse modo que o sentido do trabalho processual é valorizado e a autonomia favorecida, características que um curso de artes não deveria perder de vista, sob pena de ver o significado da própria criação artística diluir-se em fórmulas esvaziadoras e juízos de gosto excludentes.

Texto da curadora: Adriane Hernandez

Exposição "III Pequena Exposição de Arte Moderna"

Abertura: 10 de Julho de 2014

Visitação: 10 a 12 de Julho de 2014


Curadores: 
Andrei dos Santos Moura - Camille Gomes da Silva - Caroline Hädrich - Fernanda Medeiros - Frederico Duarte Braz - Guilherme Bragança Accetta - Helena Regina Marques Santana - Josué Krug - Kethlen Santini Rodrigues - Lilian Heuser -Lucia Marques Xavier - Marina Muttoni Roncatto - Nataliê dos Santos Silveira - Rafael da Costa Braz - Sofia Reginato Inda

Monitoria da disciplina: Marília de Oliveira Frozza

 

No dia 10 de julho aconteceu no Acervo Independente a abertura da exposição “III Pequena Exposição de Arte Moderna” 

Em sua terceira edição, a mostra reúne mini-exposições, com diferentes propostas curatoriais, concebidas pelos alunos da disciplina História da Arte V, vinculada ao Bacharelado em História da Arte do Instituto de Artes da UFRGS e ministrada pela Professora Daniela Kern.


Fotos: Joana Burd

Exposição "Entre Atos"

Abertura: 21 de Julho | 18h30
Visitação: 22 de Julho a 15 de Agosto de 2015

 

RESIDENTES:

 Cacau Weimer, Cadu Peixoto, Dieter Axt, Flavia Schwantes, Joana Burd, Revista J'adore, Paula Olivo, Priscila Kisiolar, Manoela Furtado e Vital Lordelo.


Curadoria de Fernanda Medeiros

O Acervo Independente inaugura a exposição “Entre atos” no mês em que comemora seis meses de abertura. 

Com curadoria de Fernanda Medeiros, a mostra propõe trazer para a galeria do local os trabalhos desenvolvidos pelos residentes da casa nos seus seis meses de existência e convívio. Assim, “Entre atos” abriga experiências artísticas das mais variadas técnicas e suportes. Cacau Weimer, Cadu Peixoto, Joana Burd, Manoela Furtado,Priscila Kisiolar e Vital Lordelo são os artistas que estarão expondo. Além disso, a exposição conta com trabalhos do escritor Dieter Axt, da estudante de design Flavia Schwantes, da publicitária Pamela Morrison, representando a Revista J'adore e da arquiteta Paula Olivo.

Exposição "Amanhã é Infinito"

Abertura: 3 de Abril de 2014 | 18h30
Visitação: 3 de Abril a 16 de Maio de 2014

 

ARTISTAS: Carine Wallauer, Chana de Moura, Ieve Holthausen, Lucia Marques e Tuane Eggers.


Curadoria de Fernanda Medeiros e Liana Schedler

 

Catálogo Virtual: abrir

Evento no Facebook: clique aqui

Com abertura para o dia 3 de abril, a exposição "Amanhã é infinito" apresenta um conjunto de obras das artistas Carine Wallauer, Chana de Moura, Ieve Holthausen, Lucia Marques e Tuane Eggers, emergentes no meio artístico local, cujos trabalhos, além de trazerem como característica comum a técnica da fotografia, envolvem-se numa reflexão similar, exaltando uma estética do etéreo e do atemporal. A curadoria é de Fernanda Medeiros e de Liana Schedler.

Exposição "1a Exposição Coletiva"

Abertura: 5 de Fevereiro de 2014 | 19h
Visitação: 
de 6 de Fevereiro a 14 de Março de 2014

 



Fotografia: Accurso Photographer

Equipe divulgação/montagem/organização:
Cacau Weimer, Fernanda Medeiros, Joana Burd e Priscila Kisiolar

 

Catálogo Virtual: abrir

Evento no Facebook: clique aqui

ARTISTAS: 
Ângela Farina | Angela Longo | Anieli Martins & Nauita Meireles | Betina Guedes | Betina Lima Inda | Calvin Maister | Camila Brum | Carine Prates | Carolina Marostica | Chana de Moura | Clarissa Reschke Martins | Débora Pereira | Diane Sbardelotto |  Esa Guedes | Gracia Casaretto | Grupo Superfície | Guilherme Bragança | Heron Prado | Isabel Sommer | Itapa Rodrigues | Jotapê Pax | Juliana Cornetet Medaglia | Juliana Veloso | Kelvin Koubik |  Larissa Monteiro | Leandro Fabre | Leli Baldissera | Leonardo Castilhos Valle | Leonardo Garbin | Letícia Arais Lopes | Lívia Auler | Louise Kanefuku | Lucia Marques | Manu Raupp | Marcelo Birck |  Marcelo Chardosim | Marcius Andrade | Maurício Quadros | Milene Tafra | Nathalia Grill | Rafael Barros | Ricardo Ara | Ricardo Fonseca | Samy Sfoggia | Tamir Farina | Thayse Martins |

 

Curadoria: Independente

 

 

A COLETIVA acontece nos meses de Fevereiro e Setembro unindo as mais variadas formas de Arte através de uma Convocatória aberta ao público.

Exposição de Abertura do Acervo Independente

Abertura: 13 de Dezembro de 2013
Visitação: 14 de Dezembro de 2013 a 31 de Janeiro de 2014

 

ARTISTAS FUNDADORES DO ACERVO INDEPENDENTE

 

Cacau Weimer, Cadu Peixoto, Joana Burd, Manoela Furtado, Priscila Kisiolar e Zeh Poeta
 

Expografia pela também FUNDADORA Fernanda Medeiros

Universos Pessoais
O inicio e o meio
Exigencias do Desenho
efervescencia219
O feminismo e para todas as pessoas
3a Exposicao coletiva
transposicao de espacos
Pintura Son Tiempos
2a Exposicao coletiva
O inicio comeca antes
III pequena exposicao
Impressoes diversas
Entre atos
amanha e infinito
1a exposicao coletiva
Abertura do acervo

4a Exposição Coletiva 

Visitação: 24 de Setembro a 19 de Outubro de 2015

 

Artistas:

 

Antonio Amador | Bárbara Tubelo | Diane Sbardelotto | Felipe Queiroz | Felipe Schulte | Fernanda Nedel | Fernanda Puricelli | Gabrielle Tesche | Luana Alt | Luiza Reginatto | Marcellus Cruz| Mariana Duarte | Martin Heuser | Mateus Winkelmann | Ricardo Ara

 

Equipe divulgação/montagem/organização:
Cacau Weimer, Fernanda Medeiros, Flavia Schwantes, Joana Burd, Priscila Kisiolar e Rodrigo Quinteros Gruner.

A COLETIVA acontece nos meses de Fevereiro e Setembro unindo as mais variadas formas de Arte através de uma Convocatória aberta ao público. Para a 4ª edição foram selecionados 15 artistas que estarão expondo e vendendo seus trabalhos ao longo de toda a mostra.

 

 

Apoio: Perro Libre

Catálogo Virtual: abrir

Evento no Facebook: clique aqui

Âncora Sinestesia
Âncora 4a coletiva

[ 10ª Bienal do Mercosul ] Confesión | Oswaldo Maciá

Confesión


Cenário olfativo-acústico
 

Oswaldo Maciá em colaboração com Acervo Independente

 

Visitação de 26 de Outubro à 06 de Dezembro de 2015.

CONFISSÃO – do Latim confiteri, conhecimento.
De com- intensificativo, mais fateri - admitir. O particípio passado é confessus, aquele que admite a culpa, confesso.
A 10a Bienal do Mercosul propõe a interação entre o artista colombiano, Oswaldo Maciá, e os Residentes do Acervo Independente.

Confesión, é o resultado de minutos de diálogo, horas de reflexão e toda uma poética questionadora, disparada a partir de indagações e proposições do artista.

A implicação desta união incita muitas perguntas sobre nosso papel em um mundo fragmentado. Questões sobre o conflito na Síria, os refugiados, os que não encontram um lugar para chamar de lar, os que sobrevivem com a escassez do alimento. E ainda, o que de fato é a definição de estética e como a atribuímos ao conceito de arte.

Confesión, acima de tudo, é um trabalho de muitas perguntas e diferentes entendimentos, onde a estratégia interpretativa dependerá das conexões neurais e da intervenção de cada um. O público é convidado a interagir com palavras e desenhos, utilizando o quadro negro, tão remetido ao cotidiano escolar, como sua própria janela particular.

 

bottom of page